Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

beijodelua

beijodelua

ONDE ESTÃO AS PESSOAS COM + DE 65 ANOS???

11.08.24, beijo_de_lua

Acredito sinceramente que a reforma é uma bênção para quem trabalhou uma vida inteira. Também sei que há uma multidão de pessoas que ficam sem rumo quando chegam à idade da reforma, pois desconhecem o que fazer depois da vida ativa. Ficar, de repente, sem ter de cumprir horários, sem uma rotina a que se habituaram há décadas, deixa-os sem chão. Os dias, que anteriormente não chegavam para fazer tudo o que era suposto, que os esgotavam, parecem agora uma enormidade de horas cheias de nada. Muitos, deprimem. Há casais que, depois de uma longa vida em comum, se divorciam quando se reformam. Porquê? A meu ver, porque nunca se prepararam para embelezar os dias áureos da idade pós laboral.

A mim, a reforma assenta-me que nem uma luva!

Sempre tive inúmeros interesses para além da profissão (fui professora durante 43 anos) e desde que me reformei investi neles, descobri outros hobbies e novas paixões, aprofundei conhecimentos sobre coisas que agora me motivam e entusiasmam.

Todos os dias são preenchidos com o que me apetece na altura e com o que programei. Sim, continuo a ter o costume de me organizar: não dispenso a agenda física, nem a eletrónica, nem os lembretes de telemóvel. Programo, geralmente a minha semana, com a abertura necessária para desfazer tudo o que tinha pensado, apenas porque me apetece, ou porque algo interessante surgiu e eu não quero perder.

Sou uma avó que publica diariamente no Facebook e no Instagram, a quem as netas desafiam no Snapchat, e que não desiste de APRENDER TODOS OS DIAS alguma coisa, ou consolidar conhecimentos.

É esta irrequietude de mente que me faz questionar o seguinte: se há, só em Portugal, mais de 2,5 MILHÕES DE PESSOAS com + de 65 ANOS, e na UE, em 2026, estão previstos 453 MILHÕES DE "IDOSOS", por que motivo só vemos conteúdos de interesse para crianças, jovens adultos, famílias até aos 40 anos?

Sabem o que aparece para os idosos? Anúncios de seguradoras, de hospitais, centros de dia, casas de repouso, cuidados continuados e por aí adiante!

Já viram algum programa de viagens ou férias pensado para essa faixa etária? À excepção do Inatel, nada, niclkes, niente, zero! 

E sabem por que motivo isso acontece? Porque os mais velhos deste país retiram-se de si mesmos quando se reformam, salvo honrosas excepções. 

Quanto a mim, a reforma vai ser para cumprir os meus sonhos, atendendo à minha idade, às minhas limitações, aos meus gostos, à minha disponibilidade monetária, ao meu tempo, e por aí adiante. O ser humano está em constante mutação, em permanente mudança, e tal como quando temos filhos vamos gerindo o que fazemos com eles consoante as suas idades, necessidades e aprendizagens, o mesmo acontece connosco quando somos senhores e senhoras dos nossos destinos e do nosso nariz. 

E vocês, são daqueles que ficam sentados, entediados, à espera que a morte vos leve, ou são dos que VIVEM a vossa reforma o melhor possível?

Comentem abaixo, por favor!

Lembrem-se que VOCÊS são o mais importante das vossas vidas!

(Paris, 2018)

     

DSC05549.JPG

3 comentários

Comentar post